Carnaval Sustentável 2015

De acordo com o secretário André Fraga, a adesão dos camarotes, trios e blocos deste ano subiu de 25, em 2014, para 50 participantes voluntários da campanha este ano. Um crescimento de 100% em relação à primeira edição da campanha, no ano passado.

A segunda edição da campanha Eu Promovo o Carnaval Sustentável, executada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável (Secis), foi um sucesso e surpreende os números do ano passado.

“Ainda não podemos falar que o Carnaval é sustentável, mas estamos avançando, ocupando os espaços aos poucos, pois, sendo a sustentabilidade uma mudança de paradigma, é também um processo lento. A adesão dos empresários tem aumentado, e, cada vez mais as pessoas estão se envolvendo, então cada vez mais essas iniciativas vão se consolidando”, afirmou o secretário.

Segundo ele, isso se reverte também em uma economia dos recursos do município que seriam gastos nesta coleta, e assim a Prefeitura pode investir este recurso em outros benefícios para a cidade. André Fraga afirmou que 40 toneladas de resíduos já foram recolhidas pelas empresas e entidades privadas em parceria com as cooperativas desde o início do Carnaval.

Em 2015, a campanha voltou a incentivar que os empresários da folia adotassem medidas sustentáveis para o funcionamento de seus empreendimentos. Entre as ações utilizadas dentro dos camarotes que se destacaram este ano está a coleta do óleo de cozinha, a separação de resíduos que são destinados às cooperativas, a oferta de alimentos orgânicos nos buffets.

O camarote que mais se destacou na adesão das medidas sustentáveis foi o do Reino, obtendo o selo ouro pelo alto comprometimento com o desenvolvimento sustentável, tendo diversas formas de adesão à campanha. O prefeito ACM Neto parabenizou o espaço também destacou a importante da campanha. "A cada Carnaval esse projeto vai crescer mais com a adesão de blocos e camarotes. Precisamos aproveitar essa festa, com todo seu alcance, para passar mensagens positivas", frisou.

Uso do biodiesel - Já em relação aos blocos e trios, as medidas utilizadas envolvem o uso do biodiesel nos trios, a coleta seletiva, além de estimular a cultura de paz e ferramentas de comunicação. Os trios de Luiz Caldas, a Pipoca da Eva, e a Pipoca do Saulo foram os transportes musicais premiados nesta edição da folia soteropolitana, enquanto que o Olodum, Timbalada, Camaleão e CocoBambu foram apenas alguns dos blocos que utilizaram ações ambientalmente corretas para seus percursos.

A Secis também prestou uma homenagem ao cantor Saulo, no último dia 14, antes de sua apresentação no Campo Grande. O ex-vocalista da Banda Eva foi o padrinho da campanha da folia sustentável este ano. “Ele faz um bom trabalho, não apenas no âmbito ambiental, mas também social, e que faz parte do tripé da sustentabilidade. Nossa escolha por ele vem de suas contribuições na área de saúde, limpeza e inclusão social, e Saulo tem sido realmente parceiro, comprando a ideia e aderindo à causa”, explicou o secretário, sem esconder a admiração pelo músico.