A inexistência de um olhar crítico e multidisciplinar sobre as questões que envolvem a sustentabilidade da cidade gera reflexos negativos na qualidade de vida dos soteropolitanos. A ausência de indicadores de sustentabilidade para cidade prejudica o planejamento e a gestão da prefeitura de forma racional, sistemática e objetiva.

Refletindo sobre essas questões, a Secretaria Cidade Sustentável entendeu que faltava na prefeitura uma estrutura que estivesse focada nessas questões e resolveu instituir o Observatório Municipal da Sustentabilidade.

Incluído como uma iniciativa do Planejamento Estratégico da prefeitura a partir de 2014, o Observatório começou a ser discutido já em 2013 através do benchmarking de iniciativas semelhantes em todo país e do alinhamento da iniciativa com a sociedade através da apresentação da ideia para organizações do 3º setor, poder público e a iniciativa privada.

Em 2014, o observatório inicia suas atividades e ancora o carnaval sustentável promovido pela Secretaria Cidade Sustentável.