Selo “Eu Promovo Carnaval Sustentável” certifica blocos, trios e camarotes

 

 A maior festa popular do Brasil possibilita um incremento na economia e na renda de investidores e de pessoas de baixa renda, eleva a auto-estima do cidadão e projeta Salvador de forma positiva para o mundo todo. No entanto, produz grandes impactos socioambientais para cidade. Assim, com o intuito de tornar o carnaval de Salvador mais equilibrado dos pontos de vista ambiental e social, a Secretaria Cidade Sustentável - SECIS convidou artistas e empresários que atuam nessa grande festa para participarem da campanha do carnaval sustentável através do selo EU PROMOVO CARNAVAL SUSTENTÁVEL 2015.

Em sua segunda edição, a campanha propõe que blocos, camarotes e trios atuem na divulgação de mensagens sobre sustentabilidade, separem e doem seus resíduos através da coleta seletiva, utilizem materiais recicláveis para a decoração de espaços, disponibilizem rampas para acesso de deficientes, promovam campanhas de combate ao racismo, ofertem alimentos mais saudáveis e mais uma diversidade de outras ações de cunho sustentável.  

Em 2015, a campanha, assim como ocorreu em 2014, obteve grande adesão por parte dos blocos, trios, camarotes e artistas do carnaval. Como novidades deste ano, a SECIS traz os Selos Bronze, Prata e Ouro para qualificar melhor a atitude das organizações frente a este tema. A mecânica é simples: cada ação sustentável a ser praticada pelos blocos, trios, camarotes, haverá uma pontuação pré-determinada, essas ações serão contabilizadas e, a partir da pontuação alcançada, a organização será ouro, prata ou bronze.

Participam da campanha “Eu promovo o Carnaval Sustentável 2015” os Camarotes: Nana,Central, Salvador, Reino, Villa Mix, Planeta Othon,Harém. Os Blocos: Eva,Nu Outro, Largadinho, Olodum, Timbalada, AfroPop, Alerta Geral, As Muquiranas, Yes, Filhos de Gandhy, Happy, Amanhecer, Camaleão, Nana Banana, Tô Ligado – Pablo do Arrocha,Vum Bora, Me Abraça, CocoBambu. Os Trios: Pipoca do Saulo (Selo Prata-Padrinho da campanha), Pipoca do Eva, Luiz Caldas.

Padrinho "Eu Promovo Carnaval Sustentável"