Foto: Equipe SECISPatrocinada pela Braskem em parceria com a Cetrel e o Instituto Fábrica de Florestas (IFF), a ação integra o “Carnaval Sustentável” da Secretaria Cidade Sustentável da Prefeitura de Salvador

Monitorar a qualidade do ar respirado pelos foliões nos circuitos Dodô e Osmar, no Carnaval de Salvador, além de estimular o plantio de mudas de árvores para promover a compensação da emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE) liberada pelos trios elétricos e carros de apoio. Estes são os objetivos do Carnaval Sustentável, projeto da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS) da Prefeitura de Salvador, patrocinado pela Braskem em parceria com a Cetrel e o Instituto Fábrica de Florestas (IFF).
A ação foi lançada nesta quarta-feira, dia 26, no Palácio Thomé de Souza, com a presença do prefeito da capital baiana ACM Neto, de secretários municipais, deputados estaduais e vereadores, além de autoridades locais. Em seu discurso, o prefeito reconheceu a importância da parceria com a Braskem para a compensação das emissões de GEE aferidas com o plantio de árvores na Região Metropolitana de Salvador. “Essa festa é também um momento de conscientização ambiental e social. O Carnaval vai muito além das festas produzidas nas ruas e deixará como legado para a cidade a implantação do bosque urbano de Salvador”, ressalta o prefeito.
Entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, duas estações irão monitorar durante 24 horas a qualidade do ar nos dois principais circuitos do Carnaval, disponibilizando as informações no site da Cetrel (www.cetrel.com.br). Uma estação fixa estará no Campo Grande, próxima ao Teatro Castro Alves, e outra estação móvel no bairro de Ondina. Nas estações serão possíveis monitorar diversos poluentes, entre eles, o monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio, oriundos da queima de combustíveis, utilizados principalmente em trios elétricos e carros de apoio, além dos veículos oficiais da Prefeitura.
O trabalho de monitoramento será feito por dez profissionais, entre engenheiros, químicos, técnicos de monitoramento e de manutenção. “Esta iniciativa demonstra uma grande preocupação com o bem estar da população e dos foliões. Todos os dados coletados durante este período podem subsidiar a adoção de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ar tanto para baianos como para turistas”, explica Eduardo Fontoura, gerente de monitoramento da Cetrel.
Após a obtenção dos dados monitorados, será feita uma correlação com o número de mudas necessárias para a compensação dessas emissões. Em 2013, foram plantadas 13 mil mudas, entre o Parque São Bartolomeu, o Vale dos Rios/Stiep, a Avenida Antonio Carlos Magalhães/Rótula do Abacaxi e no Anel Florestal do Polo Industrial de Camaçari e Dias D’Ávila.
O gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Emmanuel Lacerda, lembra que o patrocínio do Carnaval Sustentável faz parte do compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental, e destaca o envolvimento da sociedade neste projeto. “A compensação das emissões de Gases do Efeito Estufa é feita pelo Instituto Fábrica de Florestas, com a participação das comunidades que serão beneficiadas. Isso torna o Carnaval Sustentável ainda mais concreto e dá uma importância ainda maior para esta festa”, afirma Lacerda.
O trabalho de restauração florestal é um esforço coletivo de educação e conscientização ambiental, além de contribuir para a melhoria do microclima das áreas a serem recuperadas. Caberá ao Instituto Fábrica de Florestas (IFF) o plantio dessas mudas em locais indicados pela Secretaria Municipal Cidade Sustentável. O Instituto também tem o papel de mobilizar e capacitar voluntários para o plantio das mudas nas comunidades de cada região indicada pela prefeitura. A manutenção das mudas e os tratos necessários, inclusive substituição das plantas que não vingarem, também são responsabilidade do IFF, em parceria com a Prefeitura.